Turnaround: essa é a virada de jogo do seu negócio!

No mercado, em que o empreendedorismo e a inovação crescem cada vez mais, existirem empresas que, inicialmente, costumam vender muito bem, porém, de repente, passam por um crise financeira e, a partir daí, entram em um buraco, sem enxergar a luz no fim do túnel, é mais comum do que imaginamos.

Mais cedo ou mais tarde, as empresas irão passar por alguma crise, seja ela qual for. Quando ela chega de modo externo, não tem como você controlar do jeito que gostaria. É nessa hora que o turnaround faz o jogo virar através de uma reestruturação empresarial que te colocará de volta na competitividade do mercado.

Qual o papel do turnaround na recuperação ou renovação corporativa?

Para sair do declínio da crise, é primordial criar um planejamento de gestão do negócio. Com o turnaround, a reestruturação é feita de ponta a ponta, dentro da empresa, reinvestindo o lucro com o foco na recuperação. Isso pode ser realizado através do processo financeiro, cultural, operacional ou logístico.

Saiba os fatores que levam uma empresa a precisar do processo de turnaround.

Para que você entenda quais fatores levam às falhas e suas condições, é preciso entender que a jornada do turnaround tanto pode vir de processos internos quanto externos.

Fatores internos:

  • Queda no preço das ações;
  • Problemas na gestão, que não mantém a equipe motivada, afetando toda área;
  • Falta de liderança e assertividade;
  • Ausência de controle nas métricas de desempenho;
  • Produtos e serviços ultrapassados e sem valor;
  • Mudanças negativas na competitividade da empresa;
  • Gestão financeira e planejamento financeiro com déficit;
  • Redução de clientes;
  • Aumento dos custos irregulares.

Fatores externos:

  • Desastres naturais;
  • Ações governamentais;
  • Crises econômicas;
  • Crises sanitárias;
  • Concorrência.

Como aplicar o turnaround empresarial em 5 passos?

A gestão econômica da empresa não vai bem? Melhore essa situação com um procedimento que funciona.

  1. Realize um diagnóstico da situação

Amplie sua visão interna e mapeie as fragilidades que causaram a crise do seu negócio. Depois, questione-se quanto à direção que sua empresa está seguindo, o lucro que está recebendo e os custos que aumentaram na receita.

  1. Redefina os planos e estratégias de negócio

É preciso ter clareza nos objetivos e administração do caixa da empresa, para que sejam definidos as prioridades de pagamentos e os investimentos com o foco de manter o negócio sempre vivo.

  1. Mapeamento do estoque e redução dos ativos

Nesse momento, todos os mapeamentos são necessários, logo, o de estoque não ficaria de fora. Mapeie tudo e reduza os produtos ou serviços que não tem retorno financeiro.

  1. Invista em inovação

É a inovação que constantemente ajuda no crescimento de uma empresa. Ainda mais quando é preciso se destacar da concorrência. Por isso, invista em estratégias inovadoras assertivas.

  1. Realize financiamentos a curto prazo

Pesquise as melhores propostas e as possibilidades de financiamentos a curto prazo que se encaixem melhor em seu orçamento e fluxo de entrada e saída de caixa.

Você tem interesse em voltar à competitividade de mercado e sair na frente com sua empresa? Reestruture sua empresa com nossos turnarounders, uma equipe profissional especializada em alavancar resultados e alinhar as estruturas e comunicação corporativa.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABOUT DIRECTOR
Willaim Wright

Ultricies augue sem fermentum deleniti ac odio curabitur, dolore mus corporis nisl. Class alias lorem omnis numquam ipsum.

FOLLOW US ON
Abrir bate-papo
Fale com um especialista
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?