FIQUE ATENTO AOS PRINCIPAIS ERROS EM OBRAS

 

Na hora de construir ou reformar a preocupação é sempre a mesma: as coisas vão sair como o planejado ou vou ter muitas dores de cabeça?

Bom, é muito comum em qualquer tipo de serviço acontecerem erros que não haviam sido previstos no momento do planejamento, e quando o assunto é obra esses problemas podem acontecer a partir do escopo inicial até o prazo de entrega. Sem falar da mão de obra e dos materiais que são comprados antes, durante e depois.

Alguns problemas podem ser imprevisíveis, porém, alguns erros comuns podem ser evitados e previstos desde o começo. E são deles que vamos falar hoje!

No texto de hoje, trouxemos os principais erros na hora da obra.

1 – Não possuir um projeto ou ignorá-lo completamente

Um projeto é o ponto de partida para qualquer situação, sem ele você não sabe por onde começar. Na obra o projeto vai mais além. Ele é o escopo que possui todos os elementos  de espaço, localização, planta arquitetônica e detalhes sobre a execução, viabilidade e segurança do projeto.

Muitas obras não fazem projetos visando economia, contudo, o erro de começar a construção sem a ideia validada no papel é o que faz com que você gaste além do esperado. A previsão e correção de incompatibilidades entre disciplinas é papel fundamental de um bom projeto. E, ao invés de economizar, acaba saindo bem mais caro.

Importante lembrar que não se deve contratar apenas os projetos arquitetura. Tão importantes quanto são os projetos de instalações e de estruturas, que trazem segurança e menos dor de cabeça no uso e na manutenção do imóvel. 

2 – A falta de um orçamento detalhado e bem elaborado

Depois de ter em mãos o projeto feito por um profissional qualificado, é hora de saber todo o orçamento detalhado para prever os gastos necessários e os gastos que podem vir a existir. Seja um cálculo por m² ou por etapa do projeto, é importante que haja uma estimativa de valor e prazo para melhor organização dos recursos.

Empreendimentos que possuem orçamento mal elaborado tendem a passar do prazo de conclusão ou serem abandonados por um período de tempo.

3 – Investir em material barato no fim sai mais caro

No momento da compra de materiais, é preciso ficar atento à qualidade do produto. Muitas vezes pagar pelo mais barato para economizar pode trazer grandes dores de cabeça durante ou após a conclusão da obra. Daí, o problema que poderia ter sido evitado desde o começo, torna-se um novo motivo para ajustes ou até mesmo a refação da construção.

4 – Não contratar profissionais capacitados

Este erro caminha junto com o primeiro que citamos. A contratação de profissionais qualificados tem que acontecer desde a escolha do projeto até a escolha da equipe responsável por cada etapa da obra. Isso fará uma grande diferença nos quesitos segurança, tempo de execução e na qualidade final.

Uma sugestão na hora de escolher a equipe responsável é a contratação de uma empreiteira para definir pedreiros, eletricistas, bombeiros hidráulicos etc.

5 – Não seguir as normas recomendadas nem obter a licença da obra

Evite que sua construção vá por água abaixo por não seguir as normas técnicas e por não ter alvará de autorização. Seguir todas as recomendações e legalização poupará dinheiro, tempo e futuras preocupações.

Depois das nossas dicas, você ficará mais atento ao que deve evitar desde o início?

Seja em uma obra de pequeno ou grande porte é importante tirar todas as suas dúvidas e buscar por profissionais responsáveis. A Íntegra realiza o seu empreendimento por completo com qualidade e segurança. 

Abrir bate-papo
Fale com um especialista
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?