Gerir uma empresa – não importa o tamanho dela – não é uma tarefa tão simples! O seu negócio é vulnerável e corre riscos tanto de fatores internos quanto de fatores externos.
Será que você realmente está preparado para controlar os riscos e a integridade da sua empresa? Se a resposta for não, está na hora de colocar em prática algumas dicas.
O que é a Gestão de Riscos e Integridade?
Com o objetivo de controlar possíveis ameaças que podem afetar os objetivos da organização, estes fundamentais para a boa governança de uma empresa, a gestão de riscos se resume em diversas atividades eficazes e estrategicamente pensadas para prevenção antecipada.
É preciso lembrar que, com as redes sociais, os riscos de integridade foram potencializados e podem comprometer os valores e políticas de uma empresa, chegando a causar danos financeiros ou deixá-la com péssima reputação no mercado. Alguns desses danos podem, inclusive, ser irreversíveis.
Através da gestão de riscos, a governança de uma empresa consegue lidar com tudo aquilo que foi previsto e, consequentemente, melhorado diante de todo o processo, a fim de alcançar o objetivo.
Quais são os tipos de riscos existentes mais comuns?
Como dito anteriormente, os riscos são condições, desvios de objetivos, circunstâncias internas ou externas.
Confira alguns riscos mais comuns em todas as empresas:
- Acidente de trabalho devido a falta de segurança e equipamentos;
- Acidente ambiental com condições externas;
- Golpes ou fraudes financeiras;
- A saída de um colaborador muito importante para o fluxo da empresa;
- Alguma situação que influencie a reputação e valores da marca;
- Falha e/ou falta de fornecedores competentes e de qualidade;
- Processos judiciais.
Como prevenir o risco de integridade em 5 passos práticos?
- Realize treinamentos e conscientize sua equipe.
Capacitar os profissionais da empresa é uma grande ajuda tanto na parte organizacional quanto na reputação de bons colaboradores. Além disso, uma equipe bem treinada consegue atuar em maior consonância às normas, políticas, missões e valores da instituição, além de maior comprometimento.
- Adote um programa de integridade.
Seguindo a Lei Anticorrupção, 12.846/13, e o Decreto 8.420/15, adote um programa que assegure a integridade de todos os processos e relações com funcionários, terceirizados e parceiros da sua empresa. Dentro do programa, estabeleça responsabilidades individuais e coletivas, além de punições para a organização.
- Crie canais de denúncias
Juntamente com um programa de integridade, crie também canais de denúncias e incentive a todos a comunicarem ações e comportamentos suspeitos, condutas antiéticas de clientes, colaboradores e fornecedores.
Para que o delator possa se sentir acolhido em sua denúncia, ofereça, ainda, um serviço externo especializado na realização de denúncias, que garanta tanto a confidencialidade do denunciante quanto a não retaliação.
- Conheça seus colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.
Antecipe a prevenção de ameaças reputacionais. Busque conhecer todas as pessoas que farão parte, de alguma forma, da organização da empresa. Identifique os dados de perfis de CPF/CNPJ e adeque-se aos procedimentos de controle interno, de maneira a garantir a assertividade na concretização dos negócios.
- Tenha responsabilidade ambiental
Pratique, oriente e treine os colaboradores acerca de todas as medidas que serão adotadas de acordo com a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), a Resolução Bacen 4.327/14 e o Normativo SARB 14/2014 da Febraban.
Assim, a empresa evitará problemas relacionados a desastres ambientais, abuso moral, psicológico e sexual, além de muitos outros assuntos, como racismo, mão de obra infantil, trabalho análogo a escravidão e maus tratos de animais. Por isso, monitore e pratique relações de negócios sustentáveis, respeitando as leis e os regulamentos do trabalho.
A Íntegra Soluções Empresariais possui 4 anos de mercado, contando com mais de 15 consultores e parceiros. Nossa equipe de profissionais trabalha com a Estruturação de Governança, Riscos e Controles em projetos de alto impacto, sobretudo na Região Nordeste.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.