Segundo uma pesquisa feita em 2020 por Sienge e Grant Thornton, 38,4% das empresas utilizam a plataforma BIM para criar modelos virtuais mais precisos e completos do projeto de construção. Das que ainda não utilizam a plataforma, 70% pretendem encaixar o BIM em seus recursos de soluções empresariais nos próximos dois anos.
O que é o BIM?
Plataforma BIM (Building Information Model) é a Modelagem da Informação da Construção, que permite construir digitalmente, através de sistemas específicos. Ou seja, consegue-se inserir e verificar diversas informações úteis, como insumos, metragem e espessura, choque com outros componentes, em cada parte dessa planta.
Através do BIM, você consegue alimentar seu projeto com informações de “tempo”, já que ele permite que o modelo crie uma sequência de atividades, além de ser possível identificar as fases do projeto. Na prática, você poderá gerar visualizações das fases de acordo com o seu cronograma.⠀⠀
Dessa maneira, o BIM é um centralizador de informações de cada empreendimento, desde a fase inicial até a utilização da edificação.
Quais os benefícios do BIM para a empresa?
Não há dúvidas de que a plataforma do BIM possui muitos benefícios, entre eles a redução de erros, como citada por 41% das construtoras que participaram do relatório da SmartMarket “The Business Value of BIM in North America”.
Além disso, outros benefícios que agregam no dia-a-dia do profissional da construção, são:
- Entendimento geral de todas as etapas da construção;
- Contribuição com o nível de qualidade e detalhamento da obra;
- Ciclos de aprovações mais rápidas;
- Versatilidade de aplicações estratégicas de planejamento;
- Controle de riscos de obras;
- Melhor logística e organização do canteiro de obras;
- Todos os dados salvos em nuvem
Além de todos os citados, os quatro benefícios essenciais, são:
- Visualização do projeto finalizado antecipadamente.
A partir de diferentes vistas, a modelagem 3D realizada pelo BIM permite a criação de um modelo único, com diversos aspectos e dimensões que podem ser visualizadas em qualquer etapa do processo de construção. Simulando cenários, adequando novos planejamentos e solucionando problemas, tudo isso antes mesmo da obra ser executada.
- Redução de incompatibilidades
A plataforma é compatível com múltiplas disciplinas de projetos, fazendo com o que o tempo de projeto seja reduzido e que apresente um alto nível de análises, com o auxílio do Clash Detection, que permite criar regras de checagens. Dessa maneira, evita perda de material, tempo e dinheiro.
- Quantitativos automáticos
Essa função permite maior agilidade nos cálculos e na precisão do orçamento, organizando a extração automática de todos os serviços conforme a EAP (Estrutura Analítica de Projeto) compatível com o plano de obra definido pela construtora.
- Redução de custos
De acordo com os benefícios citados acima, é natural que se tenha esta redução devido ao aumento da eficiência operacional com a plataforma BIM. Essa redução pode chegar a até 6% do custo de execução de obras.
Quais os níveis da plataforma BIM?
- BIM 3D – Modelagem Paramétrica
Foca na visualização em aspecto espacial⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- BIM 4D – Planejamento
Utilizado na prevenção de riscos, permitindo uma visualização prática do planejamento da construção⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- BIM 5D – Orçamentação
Mostra o impacto do custo ao longo do tempo, fazendo um trabalho análogo à Planilha de Cronograma Físico-Financeiro.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- BIM 6D – Sustentabilidade
Esse nível trabalha na análise do consumo de energia, que resultará em escolher equipamentos de alto desempenho e que consumam menos energia proporcional.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- BIM 7D – Gestão e manutenção
Nesse nível há um foco na manutenção das instalações, resultando em benefícios como a substituição mais rápida das peças.⠀⠀
Agora você entende o porquê da plataforma BIM ter tudo para crescer no Brasil. Afinal, ela permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores e engenheiros em um único processo inteligente e compartilhado.⠀