Modelagem Financeira: saiba como criar um método que funciona e beneficia sua empresa

Erros financeiros atuais podem ter grande impacto nas decisões futuras de um negócio. Por isso, muitos empreendedores buscam diversas técnicas que os ajudem no setor ativo financeiro. Uma das estratégias mais utilizadas é a modelagem financeira.

Como uma ferramenta que apresenta um panorama maior de planejamento, ela é fundamental para mostrar todo o potencial de um negócio. Vamos entender mais um pouco.

O que de fato é uma modelagem financeira?

É um sistema capaz de analisar e fazer diversas projeções de diferentes cenários de uma empresa. Através de um modelo matemático, o fluxo de caixa pode ser representado na situação atual e nas perspectivas futuras para que sejam apresentadas a novos investidores, sendo uma grande vantagem para diversos tipos de investimentos.

Como é construída a modelagem financeira?

A modelagem é criada através de programas de softwares especializados e por planilhas de Excel. A diferença entre as duas ferramentas, é que com o software as análises são mais complexas que as planilhas, que se tornam flexíveis de acordo com cada situação do planejamento estratégico.

Assim, ao buscar um investidor para sua empresa, é possível apresentar diferentes tipos de modelagens, visando o crescimento com ou sem o dinheiro extra do investidor.

Seus principais benefícios, são:

  • Calcular e mostrar o valor exponencial de um negócio para novos investidores;
  • Auxiliar na estrutura e na dinâmica da gestão organizacional;
  • Comparar ativos e criar cenários hipotéticos para avaliar o mais lucrativo
  • Organizar a previsão do faturamento mensal, semestral e anual
  • Otimizar o gerenciamento de risco nos investimentos e, assim, conseguir expandir a empresa;
  • Analisar o desempenho do cenário projetado para saber se é consistente e sustentável.

Crie sua modelagem financeira em cinco passos

Criar sua modelagem financeira do zero pode ser mais fácil do que você imagina. 

1 – Defina o objetivo específico.

Para que suas informações sejam mais efetivas possíveis, é preciso definir o que será avaliado e quais os processos estarão envolvidos.

2 – Escolha a modelagem financeira mais indicada ao seu modelo de negócio.

Nessa escolha é preciso ter conhecimento básico dos modelos para que seja escolhido o mais adequado na hora da análise e do cálculo que irão impactar suas decisões.

3 – Determine o software ou a planilha que será utilizada.

É possível encontrar diversas plataformas que irão auxiliar na criação da modelagem. Para quem já possui conhecimento, as planilhas do Excel são de grande valia. Porém, para empreendedores que farão a modelagem pela primeira vez, os softwares são as melhores escolhas para otimizar tempo e conhecimento.

4 – Colete os dados que serão aplicados na ferramenta.

Com todos os números e as informações necessárias em mãos, é hora aplicar nas planilhas e definir as equipes de gestores responsáveis por cada etapa.

5 – Analise os resultados e tome sua decisão.

Com a projeção em mãos e a certeza de que entendeu tudo o que foi analisado na modelagem financeira, você pode tomar suas decisões, buscar investidores, adequar e remodelar sua equipe, definir suas ações e próximos passos.

Você já percebeu que esse é um método útil e benéfico para sua empresa, além de ser um método fácil de ser adotado por todos os empreendedores, não é?! Levar sua empresa para o próximo nível com projeções concretas e ativamente financeiras vai tornar o processo bem mais assertivo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABOUT DIRECTOR
Willaim Wright

Ultricies augue sem fermentum deleniti ac odio curabitur, dolore mus corporis nisl. Class alias lorem omnis numquam ipsum.

FOLLOW US ON
Abrir bate-papo
Fale com um especialista
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?